quarta-feira, 3 de julho de 2013

"FÉ"

A fé é como um grão de mostarda.

Mateus 17:20

"porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível".





"Fé"
A chave da ciência cristã.

Leia no livro de Tiago 2.14-26, antes de iniciar a leitura abaixo:

Fé é a chave da ciência cristã. É a chave da vida do cristão, somos salvos pela fé, a fé traz salvação e vivemos pela fé. Todo bom cristão sabe que essas frases são verdadeiras.

Pois, "sem fé é impossível agradar a Deus". (Hebreus 11.6)

Mas que tipo de fé?

Esta é a preocupação de Tiago 2.14-26.


Quando Jesus operava milagres, todas as vezes, Ele fazia questão de dizer que foi por causa da vossa fé. Isso nos faz pensar que a fé produz algo. 


Em Hebreus 11 fala de várias produções da fé.


Já em "Tiago 2.14" fala de uma fé vazia, pois não adianta dizer apenas que tem fé, é preciso realmente ter fé, veja o texto: 

"Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?". (Tg 2.14)

Em Marcos 9.18, os discípulos nada puderam fazer, veja o texto:

"E este, onde quer que o apanha, despedaça-o, e ele espuma, e range os dentes, e vai definhando; e eu disse aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam." (Marcos 9.18)

Alguém diz que tem fé, mas não produz resultado na vida, mudança radical de comportamento, as pessoas ao redor já começam a julgar, pois não andam por fé e sim por vista, veja o texto: 

"Porque andamos por fé, e não por vista".(2 Coríntios 5.7), ou seja:

Eles precisam ver algo em nós que realmente os faça notar que Deus realmente é conosco. A fé precisa produzir algo grande, como uma fé operante. Olha para Bartimeu, quando todos diziam para ele ficar quieto, ele perseverou, não ficou quieto de jeito nenhum, e o que aconteceu? Ele foi curado e todos puderam ver o produto da sua fé.

Quanta gente na igreja tem uma fé morta? Não tem proveito, é uma falsa compaixão. Vegeta dentro do templo. Deus tenha misericórdia de nós.

A fé eficaz produz boas obras.

Eu não faço boas obras para que eu tenha fé, as obras são resultados da minha fé. A igreja prega para o necessitado com a fé de que ele vai mudar. Se por ventura ele não mudar, podemos jogar a culpa nele? E a nossa fé, não opera?

Tiago diz que tem muita gente com uma fé falsa, que vê a necessidade do próximo e faz simplesmente uma boa oração. "Aquentai-vos a fartai-vos" (Tg 2.16), mas lhes dar as coisas necessárias para o corpo, nada.

Tem gente que até faz uma oração bonita, florida, diz todas as  questões relacionadas ao caráter de Deus, e diz: - Ai que bom, estou pregando o evangelho! E faz uma oração com a seguinte introdução: "Ó Senhor todo poderoso, criador do Céu e da terra". Parece até que vai acontecer alguma coisa e nada!

As vezes, as pessoas precisam de um pouquinho de feijão, um saquinho de macarrão, e aí encontra um crente e se abre com ele, aí o crente diz: - Olha! Dinheiro eu não tenho, mas eu vou orar por você. E ora que é uma beleza e depois diz: - Ide em paz. (Tg 2.16) E o coitado volta pra casa de barriga vazia. Como que a pessoa vai em paz? As vezes o seu filho está doente ele não tem dinheiro para comprar remédio.

Aí a igreja diz: - Ah, mas nós pregamos o evangelho na casa do fulano, ele até chorou! não veio para a igreja porque não quis. Ah, vá se converter, crente!!!

Tiago diz: A fé é operante, a fé viva, a fé que produz algo é a fé que vê a necessidade e estende a mão e compartilha, e também diz: - Eu vou orar com você, mas antes da oração eu vou contigo. (Compra macarrão, molho de tomate, azeitonas, bife, daqueles que você come no domingo). Isso sim é uma fé verbalizada, com ação, com obras. Ninguém vai dizer que é morta.

A nossa semana precisa ser produtiva com relação a sua fé. A gente vem a igreja, ouve a Palavra e quando voltar pra casa, a fé precisa gerar obras.

Não é preciso nos tornarmos uma ONG, ou uma associação Filantrópica, não é essa ideia que Tiago está trazendo. Não é ter fé para levantar recursos para ajudar. É papel também da igreja, mas é uma obra, um resultado muito mais profundo, que traz mudança na minha vida. Tudo que eu faço deve ser pela fé - O justo viverá da fé - A preocupação da Palavra é que sejamos um reflexo da glória de Deus hoje nesse mundo.

O diálogo de Tiago nessa carta é justamente a preocupação de uma ideia errada, veja o texto: "Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma". (Tg 2.17)

Vou fazer uma pergunta:

O que a sua fé tem produzido na sua vida? Qual resultado ela tem gerado? Não estou dizendo da fé salvadora, aliás, somos salvos pela graça. - Eu creio e esta fé é suficiente para me redimir, pra me salvar. Você não precisa fazer nada para ser salvo, mas porque você é salvo, você vai começar a fazer alguma coisa. Porque sou salvo é que vou mostrar o amor de Cristo em minha vida. Pra dizer ao perdido que há uma esperança em Cristo Jesus.

A igreja primitiva era ativa que caia na simpatia do povo. Ajudava a viúva, a carência do povo.

Tiago diz: Se aquilo que você fala, não produz nada, a tua fé é morta. 

Não é fé egoísta, pra mim, é altruísta, para os outros. Vai gerar resultados, não é só por discurso, aliás, as vezes o discurso atrapalha. 

Em 1 Pedro 5 diz que as mulheres teriam que ganhar os maridos pelo testemunho e não pelo falar. 

E Hebreus 10 termina dizendo: Nós porém somos da fé.
Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma. (Hebreus 10.39)

Vamos orar para que Deus opere através de nossa fé, ou então, seremos crentes mortos.

Escrito em 03 de julho de 2013.


____________É ISSO AÍ... (OUTRA  MANEIRA  DE  DIZER  AMÉM)______________

Texto de: Álvaro João dos Santos
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
COMPARTILHE ESSE BLOG
  ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||| 

Nenhum comentário:

Postar um comentário